sábado, 8 de março de 2014

A importância da música na vida

A importância da música em nossa vida

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Se pararmos para pensar e lembrar com certeza em algum momento de nossa vida, uma música ficou marcada, fazendo nos se sentir felizes, tristes, zangados etc...

A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações. E já fazia parte da educação desde há muito tempo, pois na Grécia antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.

A linguagem musical faz a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, que promove a interação e a comunicação social.

Por isso é uma das formas mais importantes da expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral. O conhecimento musical não deve ser mecanizado, como algo pronto e estipulado em nossa rotina e sim um conhecimento construído em diversos momentos e situações, pois a música está presente a todo momento na vida humana. A música deve ser pensada desde quando os bebês estão dentro do útero materno, nos primeiros anos de vida na aprendizagem e assim por diante. Ouvir uma música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão etc..

São atividades que despertam interesse que estimulam e desenvolvem diversas habilidades nas crianças.

Através da música podemos produzir, apreciar e refletir.

A MÚSICA PODE DESENVOLVER: a expressão corporal, auditiva, visual e oral, diversos movimentos- organizados ou não, equilíbrio, autoestima, integração social, autoconhecimento, ritmo, afetivo, motor, imaginação, expressividade, comunicação, concentração, coordenação, atenção, memória, direção Etc...

A música é uma linguagem acessível para todos, sejam bebes, crianças, adolescentes, adultos, idosos e inclusive para os que apresentam necessidades especiais, comportamentais, de aprendizagem, entre outros. Podemos cantar melodias curtas, cantigas de ninar, parlendas, fazer brincadeiras cantadas, rimas, pois desde muito cedo despertam o fascínio no ser que tenta imitar e responder criando momentos significativos, construindo um repertorio que inicia sua comunicação através dos sons.

A música pode estar em objetos e brinquedos sonoros ou apenas em ruídos dos ambientes, da natureza ou de exploração corporal de gestos sonoros, como bater palmas, pés, etc... A musica pode deixar as crianças atentas, tranquilas ou agitadas. O educador deve ter Imaginação, criatividade, comprometimento e improvisação Através da música podemos trabalhar; cores, frutas, nomes, números, alfabeto, higiene pessoal, direção de espaço, etc... Podem ser dvs, áudios, ou apenas cantada (televisão, rádio etc...) Contar historias através de livros e em certos momentos cantar musicas, emitir sons, etc...

Confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis com latas de todos os tipos caixas de papelão, tubos, madeiras, garrafas etc Fazer oficinas com participação das crianças como colocar grãos, fazer decoração etc.. Cantar musicas com fantoches A expressão musical deve ser contínua e ir se ampliando incitando outras habilidades em seus sentidos como correr, pular, imitar, etc... As crianças devem ter relação explorando diversos materiais sonoros, pois assim eles podem descobrir possibilidades sonoras em qualquer tipo de material, como por exemplo: molho de chaves, panelas, latas, etc... Através do brincar (lúdico) resgate de brincadeiras como lencinho branco, adoleta, dança das cadeiras, pular corda etc...

As crianças devem conhecer diferentes gêneros musicais, ter contato com diversos instrumentos musicais, ouvir seus sons, tocar, etc... É um processo contínuo e integrado tanto que no referencial curricular é um dos eixos de conhecimento de mundo. Podemos incentivá-los a produzir diversos tipos de sons com chocalhos sinos, tambores, apitos etc..

Na educação infantil as músicas não devem ser muito longas pois podem deixar as crianças dispersas. No ensino fundamental pode ser usada em reescritas No ensino médio em interpretação, criação No estudo de línguas como cantar uma musica em inglês No ensino superior para fugir dos métodos tradicionais Etc...

Devemos trabalhar os sons fortes e fracos, curtos e longos, o silencio, a velocidade devagar e rápido Imitar os sons do cotidiano como carro, trem buzina, etc... A avaliação deve ser formativa e contínua feita através da observação e de registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário